sexta-feira, 27 de abril de 2012

TÍTULO: TCC - Tem Como Correr, não tema pense no tema




Em se pensando em TCC...ai,ai,ai....por onde começar? Será que dá tempo? O que tenho que fazer? Acho que não vou conseguir, o tempo tá voando!
Dentre outras essas são as dúvidas que temos nessa fase, por isso é muito importante manter a calma e ir matando um leão por dia. Isso não é um bicho de sete cabeças. É apenas um TCC.
Nessa nossa postagem tentaremos levar até você um pouco de calma e toques que possibilite o desenvolvimento do seu temido TCC.
Você deverá definir qual será o seu objeto de pesquisa, pensar em qual método de pesquisa irá adotar e que esteja relacionado com o seu tema, isso não significa que você deverá se limitar a um método, e sim utilizar vários.
Pense também qual será o tipo de sua pesquisa, se será exploratória, descritiva ou explicativa, se terá uma amostra ou não.
Para isso você deverá realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema, e sempre consultando o seu orientador, pense nele(a) como um aliado ao seu trabalho, é o seu guia nessa tarefa.
Pois então, defina os seus objetivo com esse trabalho, onde você quer chegar. Isso será o fio condutor de seu trabalho.
Justifique por que escolheu esse tema, mostre então sua relevância e importância para a biblioteconomia.
Definido isso, comece a introdução, esse é um momento importante para o desenvolvimento do seu TCC. Sempre fazendo uma relação entre o tema e o seu curso.
No desenvolvimento, que é a parte teórica, comece a relacionar tudo o que você retirou dos pensamentos dos autores (siga os fichamentos realizados), não se esqueça que ainda não é o momento de você colocar  a sua opinião sobre o assunto, isso é mais para frente. Essa parte é o que vai fundamentar teoricamente o seu trabalho. Confronte então, as ideias dos autores, se preocupando sempre de não adotar as ideias deles como a verdade absoluta.
Após essa etapa, chega o momento da conclusão, é a parte mais importante de seu trabalho, por isso capriche, veja se todos os seus objetivos e hipóteses foram comtemplados. Avalie se o que você escreveu deve ser aplicado ao seu tema e aproveite para ver se poderá dar continuidade a esse trabalho. Lembre-se da Pós-Graduação!!!! Então isso é o começo.

Mas temos mais algumas dicas divertidas:
Prezi: http://prezi.com/rqgx38v8bs3p/present/?auth_key=cs1ui82&follow=0jkcklclw_nd

Blogs:
Usabilidoido.com.br
Superdicastcc.blogspot.com.br
Tcccomunicacao.blogspot.com.br
Euamoseutcc.blogspot.com.br
Livros:
ANDRADE, Maria Margarida de. Redação científica:
elaboração de TCC passo a passo.
São Paulo: Factash Editora, 2007.







POLITO, Rachel. Superdicas para um trabalho de
conclusão de curso nota 10. São Paulo: Saraiva, 2008.







MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica -
A Prática de Fichamentos , Resumos, Resenhas.
11ª Ed. São Paulo: Atlas. 2009





autores: Moacir & Stephanie