terça-feira, 22 de maio de 2012

TCC revisado, tudo pronto, MAS NÃO ACABOU!?!?!?!


“Nem sei por onde começar... só sei que não acabou, eu escrevi tudo mas preciso formatá-lo e agora? Porque não dei atenção as aulas de minha querida professora Vânia?”(ANONIMO, 2012)
É...passamos por isso sempre, a formatação de uma trabalho seja ele academico ou não nos dá arrepios muitas vezes. A formalidade das formatações estão expostas nas normas da ABNT e aqui citamos algumas: 14724 - Apresentação de trabalhos acadêmicos, 6027 - Sumários, 10520 - citações e 6023 - Referências.
Essas normas são as mais utilizadas mas muitas outras existem. O que gostaríamos de contribuir aqui neste post é de que a atenção deve ser dada, principalmente para os alunos de biblioteconomia, afinal de contas nosso curso engloba a disciplina de Metodologia.
A seguir vocês verão um link de um vídeo criador por nós mesmos para ajudar na parte (parte esta mais complicada ou uma das partes mais complicadas) do sumário e a paginação. É um vídeo simples bem caseiro mas isso mesmo já mostra que o terror não é tão grande, o drama que criamos que é.
O melhor é distribuir o trabalho deixar com as fontes certas e escrever. Para que no final do trabalho só sejam feitos ajustes e não precisar formatar tudo de uma só vez.
Boa sorte a todos e não se esqueçam que estamos a RETA FINAL!
site abnt: www.abnt.org.br
Stephanie e Moacir

6 comentários:

  1. Muito interessante o video com o tutorial sobre a confecção de sumários. Excelente iniciativa dos integrantes do grupo por trazer uma nova mídia para a aula!
    E vamos todos controlar nossa ansiedade em relação ao TCC!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito legal fazer o vídeo, e o programa é super fácil de usar, hoje como a maioria das pessoas tem blog, ou site é uma ferramenta bacana de colaboração, depois colocar no youtube e pronto! O vídeo foi uma forma real de mostrar o tempo se leva para fazer uma formatação básica... a experiência confesso que foi muito legal!!!

      Excluir
  2. Esse tem sido o meu maior “problema”! Mas aconselho a galerinha a não empurrar a formatação para frente – tente fazer lendo o Manual de TCC da FESPSP para poupar seu trabalho! Pense que, se for continuar na vida acadêmica esse conhecimento será necessário, para produzir ou avaliar conhecimento.
    Idéia bacana essa de elaborar o vídeo!Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bacana do vídeo é o tempo, então é possível fazer esses coisas mais trabalhosas em menos tempo! E o conselho de não empurrar com a barriga é ótimo! Porque formatar tudo no final as vezes fica pesado, fazendo e formatando eu acho melhor, afinal de contas que não mexeu em um trabalho e depois notou que do nada muitas coisas mudaram?????

      Excluir
  3. Formatação.... concordo que pareça com um bicho de sete cabeças, mas não é! Temos hoje muitos meios que ajudam a formatação de trabalhos acadêmicos, desde manuais da própria Instituição de ensino, como cursos on-line e até na própria internet vemos muitos vídeos de apoio orientando como devemos proceder. Indico alguns links abaixo.

    http://meiradarocha.jor.br/news/tcc/2010/10/17/a-estrutura-do-trabalho-cientifico/

    http://www.youtube.com/watch?v=0s2lk43y3XQ

    http://www.youtube.com/watch?v=LpQDSOhhuHw&feature=related

    http://www.slideshare.net/espig/manual-abnt-3

    Eloiza Pereira Silveira Tinoco

    ResponderExcluir
  4. Desculpe aos interessados eu elogiei o programa que utilizei para criar o vídeo mas não falei qual que é :HIPERCAM2 eu peguei no baixaki.

    ResponderExcluir