sexta-feira, 18 de maio de 2012

Disseminação Seletiva da Informação (DSI)


A geração atual esta perdida numa avalanche de informações que a cada dia só tende a aumentar. E como encontrar no meio de tanta coisa uma informação relevante e que realmente atenda uma necessidade informacional?  
É para mudar esse cenário desconfortável ao usuário que surge a Disseminação Seletiva da Informação (DSI), este é um dos serviços da biblioteca que tem mais aceitação entre os pesquisadores por ser voltado à recuperação da informação de forma que atenda a necessidade especifica de cada usuário, além disso, é parte do serviço de referencia e é utilizado pelos bibliotecários para divulgar documentos a um público especifico, este serviço dá mais ênfase ao relacionamento entre o bibliotecário e o usuário, e a partir desse relacionamento o profissional pode conhecer melhor as necessidades do usuário e com isso aperfeiçoar a sua técnica de busca de informação, suprindo com eficácia as necessidades informacionais do mesmo.
DSI é um serviço personalizado que precisa ser bem trabalhado para que possa abranger o maior número de usuários de uma biblioteca. 

A partir do perfil do usuário, o bibliotecário consegue verificar e disponibilizar materiais que sejam do seu interesse e que atendam as suas necessidades informacionais, porém, é importante que o profissional realize uma coleta informacional consciente para que não sobrecarregue o usuário com inúmeros documentos apenas por terem conteúdos de seu interesse mais não relevantes no momentos. O bibliotecário deve ter a preocupação de analisar a informação coletada de forma que o usuário receba um material com alto nível de qualidade. 
Por isso é de suma importância que os profissionais cuidem de seus bancos de dados com mais empenho, para que assim seus usuários possam ser bem atendidos quando buscarem o que desejam.


Sheila e Adriana

Um comentário:

  1. O serviço de disseminação seletiva da informação é importantíssimo,com ele o usuário tem acesso as informações de seu interesse, informações que vão ao encontro de suas reais necessidades. Uma unidade de informação sem o seviço de DSI é um lugar sem vida e sem interação com o conhecimento.

    ResponderExcluir